sexta-feira, 21 de março de 2014

E o futebol ó

Disposição, eficácia e garra. Quem vê o Diego Tardelli de 2014 não enxerga, sequer, resquícios do que, um dia, foi artilheiro do Brasil. Abaixo da crítica, o atual esboço de atacante artilheiro ainda não faz jus ao apelido de "Don Diego". Ainda mais triste é saber que não há semelhança, tampouco, com o armador de jogadas da segunda metade do ano passado. O que será que aconteceu com um dos ídolos da história recente Atleticana?

O mais grave erro de Tardelli, talvez, tenha sido abandonar o Atlético para viver no esquecimento russo - e, posteriormente, no Catar. Diego mostrava não só ingratidão - afinal, antes do Galo e de Emerson Leão era somente mais um jogador-problema - como também falta de ambição. Sou suspeito para falar, já que passei a olhá-lo com desgosto e desconfiança após sua saída, mas o Tardelli de hoje não merece respeito, porque também não respeita o torcedor. Junto a grandes talentos vêm grandes responsabilidades e DT09 não tem dado conta do recado.

O que antes era um preciso e impiedoso atacante se perdeu em montes de dinheiro, que mudaram não apenas seu futebol, mas também sua mentalidade. Tardelli não corre, não divide, não dribla com precisão, não toca e também não finaliza. Falta vontade, falta técnica, faltam pés no chão. Desde que se colocou como melhor jogador do Brasil o seu futebol desapareceu. Quem perde com isso, além do próprio jogador, é o Atlético, que deixa de vencer partidas, e Autuori, que não seria bem visto tirando um ex-craque da equipe principal.

O problema chega a ser tão grave que quase todos os jogadores do banco de reservas vivem momentos melhores que o de Diego. É difícil de se recordar qual foi a última vez em que houve uma grande exibição do atacante. É irritante ver a displicência com que pega na bola, o descaso em dar seu melhor e contribuir para com a equipe. Devia haver humildade suficiente para reconhecer o mau futebol e, por conseguinte, o afastamento da equipe titular. É verdade que poucos são os jogadores Alvinegros que vivem grande fase, mas Tardelli está abaixo da média.

Diego Tardelli, meu amigo, não vou muito com a sua cara, mas alguns torcedores ainda depositam confiança em você. Para que eles continuem acreditando é preciso que você caia na real: não és melhor que ninguém, jogas por uma massa de 8 milhões de pessoas e tens de respeitá-la, para isso fale menos e jogue mais. É o que disse uma torcida da Inglaterra: "Less time tweeting, more time training."

***
Pedro Henrique Uchôa

Um comentário: