sábado, 16 de julho de 2011

Memória Alvinegra | Santos 4 x 4 Galo - Brasileirão 1998


Muitos confrontos entre Santos e Galo estão gravados na cabeça de torcedores: dos mais recentes, como o primeiro jogo válido pela Copa do Brasil, onde o Atlético venceu com 3 gols de Tardelli, jogando em Mineirão lotado por 3 x 2 o time de Robinho, Neymar, Ganso e Cia; ou até mesmo jogos mais antigos, como o 4 x 4 na Villa Belmiro em 1998, jogo que estreará a nova coluna do blog, na qual vamos falar sobre jogaços que estão guardados na memória de atleticanos.

Era uma quarta-feira dia 19 de agosto de 1998. Santos e Atlético se enfrentavam pelo 6º jogo da 1ª fase do então Campeonato Brasileiro, que era disputado com 23 jogos na 1ª fase e os oito melhores passavam para a fase final, no sistema de mata-mata. O jogo estava marcado para as 15h30 (a CBF ainda tinha moral para decidir horário dos jogos). O Galo chegou para o jogo com uma vitória, uma derrota e quatro empates; já a equipe santista vinha de cinco resultados positivos e um empate.

O time santista era treinado por Leão e o destaque daquela equipe era o atacante Viola. O Carijó era treinado por Carlos Alberto Torres e tinha como destaque a dupla de ataque formada por Marques e Valdir Bigode. Dupla de ataque essa que marcou o primeiro gol. Depois de receber a bola pela direita, Valdir cruzou para o meio da área e lá estava Marques. 1 a 0 para o Galo aos 26 do primeiro tempo. A dupla continuava atormentando a zaga santista e aos 34 minutos, após linda tabela pelo meio, o Calango coloca bigode na cara do gol e não perdoou. 2 a 0 para o Glorioso. No início do 2º tempo o lateral Everaldo foi expulso e deixou o Atlético com um a menos em campo. Mas isso não foi problema para Messias, que continuava inspirado. Após jogada pelo lado esquerdo, Marques foi derrubado na área. Pênalti que foi convertido por Valdir, fazendo seu segundo gol na partida aos 9 do segundo tempo, deixando o jogo em 3 a 0. Dois minutos depois o Santos descontou com Lúcio (aquele mesmo Lúcio Bala que esteve no Galo em 2007). Aos 27 minutos, Marques lançou Valdir na área, que foi derrubado. Outro pênalti para o Atlético e mais uma vez o Bigode marca, fazendo 4 a 1. 
O jogo parecia liquidado, mas apenas parecia. Aos 29, Aristizábal diminuiu para 4 x 2 e aos 33 minutos Viola marcou de pênalti, após ser derrubado na área. A partir disso o que se vira era um jogo emocionante, onde o Peixe buscava o empate e o Galo se defendia como podia, apesar de ter um a menos em campo. Faltando 2 minutos para o fim da partida, Claudiomiro fez o gol de empate e decretou números finais a partida. Santos 4, Galo também 4.

Esse com certeza foi um jogo onde santistas e atleticanos colocaram seus corações pela boca e quando se pensa em Atlético x Santos é um dos primeiro a vir a nossa lembrança. Jogo esse usado por meu pai para lembrar que o jogo só termina quando o juiz apita.



ABRAÇOS MASSA!
Matheus Canazart

Um comentário:

  1. Saudade dessa dupla, Marques e Valdir Bigode! Rs! Valeu por relembrar esse jogaço! @galo_emfoco

    ResponderExcluir