segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Serginho ou Mancini? Mancini ou Bernard?


Na escolha dos ocupantes da lateral direita e de uma das posições de meia, o treinador Alexis Stival, o Cuca, tem feito opções que vêm desagradando grande parte da torcida.
Após a exclusão do caríssimo Patric do grupo de profissionais, Cuca improvisou Serginho na direita, na partida contra o rival.
Já na partida seguinte contra o CAP, por motivo de suspensão automática de Serginho, Mancini é que foi escalado na posição.
O jovem veterano de 31 anos foi titular também da lateral nos jogos contra Avaí e São Paulo.
Observem que na posição de lateral, Mancini jogou sempre plantado, pois qualquer tentativa de avanço resultaria provavelmente em bola nas costas. Seu condicionamento físico é bastante precário.
Não consegue apoiar. O futebol moderno exige, mesmo que em um sistema 4-4-2, que os laterais apóiem e que sejam uma peça a mais a ocupar o território adversário, durante os ataques.
A utilização do ex-jogador da Roma e Internazionale na posição significa uma opção a menos de jogadas ofensivas.
Serginho, por sua vez, é um jogador marcado por parte da torcida, que não tem paciência com seus erros de passes e sua forma um tanto atabalhoada de jogar.
A meu ver, embora esteja longe de ser a solução, é um jogador em condições de ser muito mais útil que Mancini.
Sérgio tem preparo físico, raça, velocidade. Falta o apoio da Massa para que adquira confiança.
Necessário que volantes, meias e atacantes aproximem-se mais de Serginho, a fim de que este encontre sempre alguém colocado para fazer o passe.
E que tome cuidado com a maneira como intercepta as jogadas adversárias, pois é recordista de amarelos.
Quanto à posição de meia, o mesmo Mancini, que considero sem qualificações para atuar na lateral, está sendo encaixado agora por Alexis naquela posição.
Entendo que Cuca esteja necessitando mais do que nunca de unir o grupo. E que conte com a liderança positiva do velho Mancini junto aos outros atletas.
Seria a única explicação para o fato de optar por escalá-lo em detrimento do ótimo Bernard.
Não há termos de comparação entre o preparo físico de um e de outro. Como também não se pode estabelecer paralelo entre a qualidade técnica dos dois, pois o garoto do Barreiro está muito melhor.
Com a retirada de Bernard do time titular, Cuca está deixando de investir na segurança emocional do jogador.
Como jovem que é, o melhor jogador da Taça BH carece ainda de autoconfiança para desempenhar seu melhor futebol.
Quanto mais vezes começar jogando, mais confiança vai adquirir, para se firmar.
Bernard é habilidoso, veloz, marca bem, tem muita raça. É o tipo de jogador que tem identificação com a Massa e com a camisa.
Justamente por que, sendo criado nas categorias de base, é atleticano e reconhece instintivamente a mística da camisa preto e branca.
Em mais um ano perdido, é ao lado de Fillipe Soutto, um dos poucos motivos de orgulho para o torcedor.
Por todas essas razões, caro Alexis, a opinião da torcida é unânime: Bernard faz por merecer o posto de titular no onze alvinegro.
Galera, o debate de idéias é importante.  Por isso peço que deixem seu comentário, mesmo que discordante do texto. Sigam-me no twitter: @rickymoreyra. Abraço a todos.

3 comentários:

  1. Sinceramente, para lateral nenhum dos dois, Kalil tem que criar vergonha na cara e contratar um lateral que tenha condições de vestir a camisa do Atlético, mas entre os dois prefiro o Serginho, ele erra muitos passes, mas pelo menos tenta e corre, quanto ao meio campo, prefiro o Bernard, o menino joga muito

    ResponderExcluir
  2. SE DEU CERTO, MANCINI NA LATERAL E BERNARD NO MEIO!

    ResponderExcluir
  3. LATERAL? Bernard é meia
    se for pra colocar na lateral coloque o mancini, que ja ta queimado, colocar bernard na lateral nunca, queima o muleque novo ainda

    ResponderExcluir